domingo, 22 de maio de 2011

TECNICAS EM ENFERMAGEM !!! ( Parte 1 )

1.0 - DEFINIÇÕES
A enfermagem segundo Wanda Horta e: A ciência e a arte de assistir o ser humano em suas necessidades básicas e torná-lo independente destas necessidades quando for possível através do auto cuidado. A enfermagem como ciência pode ser exercida em vários locais tais como:
Hospitais, Empresas Particulares (Enf. do Trabalho), Escolas, Centros de Saúde (Enf. de Saúde Publica).Dentro de introdução a enfermagem estuda-se a enfermagem no âmbito hospitalar. No decurso da historia, o hospital surgiu com a qualificação apenas de albergue, de hospedaria, onde os desprotegidos da sorte eram recolhidos, cuidados e alimentados. Não se tratava de recebê-los porque estavam doentes e necessitavam de tratamento. Ao contrario, aqueles que requeressem tratamento medico, permaneceriam em suas casas onde eram visitados por profissionais da época e la tratados, tanto clinica como cirurgicamente. Durante muitos anos continuaram os hospitais a desempenhar exclusivamente a função de albergue.
Com o aparecimento das moléstias contagiosas e outras doenças, começou-se a pensar em isolamentos, e estes mais como defesa da sociedade. Houve então a necessidade de local mais adequado para receber pessoas acometidas de males físicos onde houvesse pessoal que pudesse proporcionar melhor assistência e tratamento.
Nos dias de hoje, o hospital e definido segundo a O.M.S. como elemento de uma organização de caráter medico social, cuja função consiste em assegurar assistência medica completa, curativa e preventiva a população e cujos serviços externos se irradiam ate a célula familiar considerada em seu meio; e um centro de medicina e de pesquisa biossocial.

1.1.0 - FUNCOES DO HOSPITAL
1.1.1 - PREVENTIVA
Principalmente nos ambulatórios, onde os pacientes retornem apos a alta para controle. A prevenção consiste: Vigilância materno-infantil; vigilância no crescimento normal da criança e adolescente; controle as doenças transmissíveis e prevenção da invalidez mental e física.

1.1.2 – EDUCATIVA
Através da educação sanitária e pratica da saúde publica visando o paciente, a família e a comunidade. Sob o ponto de vista de formação e aperfeiçoamento de profissionais de saúde, como o campo de ensino afim de formar pessoal medico e paramédico, pois e onde se colocam em pratica os conhecimentos teóricos e inovações relacionadas com a saúde e também com o objetivo de melhorar o padrão de atendimento nos locais de saúde.

1.1.3 – PESQUISA
O hospital serve de campo para a pesquisa cientifica relacionada a saude.

1.1.4 - REABILITACAO
O hospital faz através do diagnostico precoce utilizando os cuidados clínicos, cirúrgicos e especiais por meios dos quais o paciente adquire condições de retornar ao seu meio e suas atividades.
1.1.5 – CURATIVA
A função a qual o Brasil faz como função principal. Tratamento de qualquer natureza.

1.2.0 - CLASSIFICACAO
1.2.1 - SEGUNDO TRATAMENTO
Geral E o hospital destinado a atender pacientes portadores de doenças das varias especialidade medicas. Poderá ser restrito a um grupo etário (hospital infantil); a determinada camada da população (hospital militar); ou a finalidade especifica como hospital de ensino.
Especial Limita-se a atender pacientes necessitados da assistência de determinada especialidade medica. Ex. Hospital do Câncer.
1.2.2 - SEGUNDO O NUMERO DE LEITOS
Pequeno Porte E o hospital que possui capacidade normal ate 50 leitos.
Médio Porte E o hospital que possui capacidade normal de 50 a 150 leitos.
Grande Porte E o hospital que possui capacidade normal de 150 a 500 leitos.
Extra ou Especial E o hospital que possui capacidade de acima de 500 leitos.
 1.2.3 - SEGUNDO A CONSTRUCAO
Monobloco E o caso do prédio ter só um bloco, Ex. Hospital das Clinicas em SP, primeiro da America Latina.
Pavilhonar Em forma de pavilhões, Ex. Santa Casa.
1.2.4 - SEGUNDO A SUA MANUTENCAO
Oficial Municipal, Estadual ou Federal.
Particular Lucrativo, Filantrópico.
1.3.0 - LOCALIZACAO
O hospital deve ser instalado em local de fácil acesso e livre da agitação e do barulho.
1.4.0 – ORGANIZACAO A organização do hospital depende de vários fatores como: Forma jurídica da instituição; complexidade; vinculação com a universidade e classificação.
O hospital e composto pelos seguintes serviços:
(CONTINUA...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário